Roteiro de 1 dia em Pisa

A cidade de Pisa fica localizada na região da Toscana na Itália e com certeza vale o passeio.

Eu tive o imenso prazer de morar nessa cidade por alguns meses e deixo algumas dicas que fogem da Torre de Pisa, claro que estará entre elas, mas há outras dicas a serem aproveitadas nessa linda cidade.

1 – PIAZZA DEL DUOMO

A Piazza del Duomo abriga um conjunto de monumentos conhecidos em todo o mundo. Estas quatro obras-primas da arquitetura medieval – a catedral, o batistério, o campanário (a ‘Torre Inclinada’) e o cemitério – tiveram uma grande influência na arte monumental na Itália do século XI ao XIV.

É muito válido visitar esses monumentos, tirar a clássica foto da torre de Pisa, e também aproveitar para fazer um breve piquenique para o seu almoço, café da manhã ou até mesmo tomar um vinho na praça. Confesso que era um dos meus passatempos preferidos.

2 – IGREJA SANTA MARIA DELLA SPINA

É uma pequena igreja construída por volta de 1230 no estilo gótico de Pisa e ampliada após 1325, era originalmente conhecida como Santa Maria di Pontenovo por causa da ponte mais nova que existia nas proximidades, desabou no século XV e nunca foi reconstruída.

O nome della Spina (“do espinho”) deriva da presença de um espinho, supostamente parte da coroa de espinhos colocada em Cristo durante sua Paixão e Crucificação. A relíquia foi trazida para esta igreja em 1333. Em 1871, a igreja foi desmontada e reconstruída em um nível superior devido à perigosa infiltração de água do rio Arno. A igreja foi alterada no processo, no entanto, e John Ruskin, que visitou Pisa em 1872, ficou indignado com a restauração. A igreja não abriga mais o “espinho”, agora está exposto na Chiesa di Santa Chiara na Via Roma.

3 – PASSEAR PELA CORSO ITÁLIA

É a rua principal de Pisa, onde você encontra a concentração de várias lojas, com produtos locais e internacionais.

Encontra também muitas cafeterias, gelaterias e pizzarias, inclusive aquelas pizzas que já vendem por pedaços, com mesinhas disponíveis direto na corso (pois lá não há a entrada de veículos, somente pedestres), onde você pode sentar, aproveitar sua pizza ou seu café e apreciar a movimentação de estrangeiros e locais.

Confesso que o que eu mais gostava, era de sair para uma caminhada, parar numa cafeteria e aproveitar um cafézinho fresco com um doce italiano, além de serem deliciosos, o preço é bem baixo!

4 – PASSEAR PELO RIO ARNO

Aproveite o passeio pelas margens do Rio Arno e deixe de parar em uma das gelaterias para apreciar as delicias que eles tem a oferecer.

O rio Arno é o mais extenso rio da Toscana, com o maior curso de água, e é fato determinante para a existência de várias civilizações que se desenvolveram na Toscana, antes mesmo dos romanos chegarem até o local.

Ao se aproximar de Pisa, pouco antes de se encontrar com o mar, o rio adquire um aspecto mais volumoso, de águas mais profundas. Em diversos pontos deste rio, são disputadas diversas variedades de torneios de remo, sendo os mais importantes, os torneios florentinos.

Várias pontes atravessam o Arno. Durante a segunda guerra mundial, todavia, a maioria delas foi destruída e reconstruída mais tarde. As que persistiram possuem grande valor histórico e cultural. As mais belas destas pontes situam-se em Florença e em Pisa.

5 – FINALIZE O PASSEIO EM UMA CLASSICA PIZZARIA ITALIANA

Ao longo da caminhada pelas margens do Rio Arno você irá encontrar muitas pizzarias fofas, pequenas e clássica italiana.

Sem dúvida alguma precisa parar em uma delas e apreciar uma deliciosa pizza, aquelas caseiras, preparadas no forno a lenha, com molho de tomate fresquinho e um vinho da Toscana.

Dessa forma você conseguirá aproveitar tanto pontos turísticos, como a rotina e culinária local. Espero que tenham gostado das dicas.

Até a próxima viagem!!!

2 comentários em “Roteiro de 1 dia em Pisa

Adicione o seu

  1. Ah que dicas preciosas! Não vejo a hora de poder voltar para esse país lindo que é a Itália, e poder conhecer a linda e famosa Pisa! ❤️

    Curtir

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑